Ordem DeMolay

O que é a Ordem DeMolay?
A Ordem DeMolay é um grupo de jovens patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1919, que foi criado nos Estados Unidos da América por um Maçom da cidade de Kansas City chamado Frank Sherman Land.

Nossa Ordem tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens. Ou, nas palavras do Primeiro Diácono na Cerimônia de Iniciação:

“O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens.”

O Capítulo DeMolay é responsável por conceder os Graus Iniciático e DeMolay e é a célula base de nossa Ordem. Existe também a Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, que se reúne em Priorados, que são responsáveis por conceder o Grau de Nobre Cavaleiro e do Ébano e algumas outras encenações opcionais. Além dessas duas organizações temos também a Corte de Chevalier, que é uma organização que congrega os DeMolays que receberam o Grau de Chevalier, que é a maior honraria que um membro ativo da Ordem DeMolay pode receber.


Cada uma dessas organizações congrega jovens de diferentes idades e que possuem necessidades e aspirações diferentes e você, como um membro, poderá aprender várias e preciosas lições que lhe auxiliarão na vida adulta.

História da Organização

A Ordem DeMolays foi criada no ano de 1919, fruto da interação entre um homem e um jovem rapaz que se conheceram em um momento de adversidade. Parece que estes momentos trazem o florescer dos grandes acontecimentos.

Em janeiro de 1919, Frank Sherman Land recebeu uma ligação de um Maçom chamado Sam Freet. Ele pedia a Land que recebesse, como pupilo, um jovem órfão de pai que precisava de um emprego de meio expediente e alguma orientação. O moço em questão chamava-se Louis Gordon Lower, tinha 17 anos e ajudava a mãe a manter a família depois da partida do pai, Elmer Lower, que assim como Freet e Land, fazia parte da Loja Ivanhoe.

A experiência de interação entre os dois foi excelente. Tanto que Land deu a ideia de juntar mais jovens convidados por Lower para reunirem-se como um clube. O jovem pupilo atendeu ao chamado levando mais oito jovens: Ralph Sewell, Elmer Dorsey, Edmund Marshall, Jerome Jacobson, William Steinhilber, Ivan Bentley, Gorman McBride, and Clyde Stream. Ao receber estes jovens, aquele homem, que não era tão mais velho que os meninos, sugeriu a criação de um clube no qual eles pudessem se reunir e realizar atividades saudáveis, organizadas e sob a supervisão de um adulto. A ideia foi aceita de pronto.

Este clube foi muito propício, pois era uma época de pós-guerra e muitos jovens que haviam perdido os pais para a Primeira Guerra Mundial precisavam de um modelo masculino e uma referência paterna que pôde ser preenchida com o cuidado e amor praticamente paternal que foi oferecido pelo time de adultos que se juntou a Land para cuidar destes jovens.

O passo seguinte foi escolher um nome para este clube. Vários nomes foram citados e nenhum agradava aos rapazes. Um deles sugeriu que, já que estavam em um local de reuniões da Maçonaria, era justo que se usasse o nome de alguém ligado à Maçonaria. Mais uma enxurrada de nomes apareceu e nenhum consenso foi atingido até que o nome e a História de Jacques de Molay, cavaleiro francês da Idade Média que exemplificou a fidelidade e lealdade com o seu comportamento de preservar seus amigos da morte certa oferecendo a sua.

Assim, o novo clube passou a denominar-se Clube DeMolay no dia 24 de março de 1919 (Mais tarde adotara-se 18 de março para coincidir o dia da fundação com o dia em que Molay foi executado). O que veio depois foi o crescimento que se estendeu até os mais longínquos lugares da Terra. Foi transformado de clube em Conselho e por fim Ordem DeMolay que pode ser encontrada em países de grandes proporções como o Brasil ou pequenas ilhas como Aruba.

A Ordem DeMolay está presente no Brasil com cerca de 30 mil membros filiados ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, órgão responsável pela administração no país.

Quem foi Jacques De Molay

O homônimo da Ordem de DeMolay nasceu em Vitrey, Departamento de Haute Saone, França nos anos 1244. Na idade de 21 anos, Jacques De Molay ingressou na Ordem dos Cavaleiros Templários.

Os Cavaleiros Templários foram uma organização sancionada pela Igreja Católica Romana em 1128 para guardar a estrada entre Jerusalém e Acre, uma importante cidade portuária no Mar Mediterrâneo. A Ordem dos Cavaleiros Templários participou nas Cruzadas e ganhou um nome sinônimo de bravura e heroísmo.

Com muitos nobres e príncipes enviando seus filhos para se juntar aos cavaleiros templários, a Ordem também se tornou muito rica e popular em toda a Europa.

Em 1298, Jacques De Molay foi nomeado Grande Mestre dos Cavaleiros Templários, uma posição de poder e prestígio. Como Grão Mestre, porém, Jacques De Molay estava em uma posição difícil. As cruzadas não alcançaram seus objetivos. Os não cristãos Sarracenos derrotaram os Cruzados na batalha e capturaram muitas cidades e lugares vitais. Os cavaleiros templários e os Hospitalários (outra Ordem de Cavaleiros) foram os únicos grupos que restaram para enfrentar os sarracenos.

Os cavaleiros templários decidiu reorganizar e readquirir sua força. Eles viajaram para a ilha de Chipre, esperando pelo público geral para levantar-se em apoio de outra Cruzada.

Em vez de apoio público, no entanto, os Cavaleiros atraíram a atenção dos senhores poderosos, que estavam interessadas em obter a sua riqueza e poder. Em 1305, Felipe o Belo, Rei da França, queria obter controle sobre os Cavaleiros Templários, para evitar um aumento do poder da Igreja, e para aumentar sua própria riqueza.

O ano 1307 viu o início da perseguição dos Cavaleiros. Jacques DeMolay, juntamente com centenas de outros, foram presos e jogados em calabouços. Por sete anos, DeMolay e os Cavaleiros sofreram torturas e condições desumanas. Felipe conseguiu forças para fazer o Papa Clemente condenar os Templários. A sua riqueza e os bens foram confiscados e dada a Felipe e seus apoiantes.

Durante anos de tortura, Jacques DeMolay continuou a ser fiel aos seus amigos e Cavaleiros. Ele se recusou a revelar a localização das riquezas da Ordem e a trair seus companheiros. Em 18 de março de 1314, DeMolay foi julgado por um tribunal especial. Como prova, o tribunal dependia de uma confissão forjada, alegadamente assinado por De Molay.

Jacques De Molay desmentiu a confissão forjada. Sob as leis do tempo, a negação de uma confissão era punível com a morte. Outro Cavaleiro, Guy de Auvergne, igualmente desmentiu sua confissão e ficou com Jacques DeMolay.

Rei Felipe ordenou que fossem queimados na fogueira naquele dia e, assim, a história de Jacques DeMolay se tornou um testemunho de fidelidade e amizade.

Nosso Fundador

A Ordem de DeMolay foi fundada em 1919, em Kansas City, Missouri, por um jovem homem chamado Frank S. Land. Land era um líder comunitário, que, na idade de 28, já tinha um negócio bem sucedida carreira como dono de restaurante.

O evento principal, que levou à fundação do movimento DeMolay foi a I Guerra Mundial. Esta foi uma época em que a nação foi pego com uma paixão e desejo de trazer a democracia para o mundo. Quando os Estados Unidos se uniram na luta contra o poder alemão, todos os recursos de homens e materiais foi derramado para o esforço de guerra. América sofreu não só a perda de seus homens que haviam caído em batalha, mas linha de frente também. Uma resposta positiva a esta situação crítica surgiu com o desenvolvimento de muitas instituições de caridade. Frank S. Land foi selecionado para atuar como diretor da Assistência Maçônica e Emprego do Rito Escocês da Maçonaria. Esta caridade veio a ajudar centenas e centenas de famílias.

Perto do fim da guerra, sensibilizado com os problemas dos meninos que haviam perdido seus pais, ele pensou "quão solitário é para um menino não um homem para conversar, um homem para fornecer algum tipo de inspiração e direção. "Frank decidiu que havia a necessidade de uma organização onde os rapazes teriam a oportunidade de se associar com outros meninos, um lugar onde poderiam partilhar interesses comuns, responsabilidades e aprender outras habilidades que iriam beneficiá-los durante toda a sua vida. Seu modelo ideal para esta organização incluiu as empresas ou profissionais que os homens, maçons, tendo interesse nos jovens, sendo um amigo para eles, aconselhando-os, e talvez até mesmo oferecendo-lhes oportunidades de emprego.

Em março de 1919, reuniu-se com jovens Land Louis Lower. Louis' pai tinha morrido, deixando o rapaz sem um pai em sua vida. Land teve o tempo de ouvir Louis, aprender sobre seus sonhos, e para ajudá-lo. Ele aprendeu que outros, como Louis, procurou companheirismo, liderança, inspiração e da concorrência. Ele pediu Louis para convidar alguns amigos para uma reunião, o grupo dos nove DeMolays originais: Louis G. Lower, Ivan Bentley M., Edmund Marshall, Gorman A. McBride, Jerome Jacobson, William W. Steinhilber, Elmer Dorsey, Clyde C. Stream e Ralph Sewell. Na segunda reunião, houve um total de 31 homens jovens presentes. Eram animado sobre o seu novo clube!

O grupo necessária a sua própria identidade e seu próprio nome. Após o Pai Terreno relacionada a história de Jacques DeMolay, o grupo decidiu a própria denominação para esta figura histórica relacionada com alvenaria.

Terreno pai, como ele veio a ser chamado, desde a filosofia e os princípios que devem ser incorporados. No interesse em espalhar DeMolay, Land respondeu muitos pedidos de informação e de autoridade para iniciar capítulos. Iniciações e cerimónias tiveram lugar em todos os locais. Até a queda de 1920, Madre Capítulo tinham desenvolvido actividades para os seus membros também. Estes incluíram uma excelente equipe de baseball, um DeMolay marchando unidade, e até mesmo um pedaço de 100 bandas!
O pai da organização trabalhou incansavelmente para a Ordem DeMolay até sua morte, em 8 de novembro de 1959. Centenas de outros trabalhadores dedicados ajudaram na criação e expansão da Ordem de DeMolay. Frank S. Land era o líder carismático da Ordem. Ele era verdadeiramente um grande homem, um americano orgulhoso, e uma pessoa que veio a ser conhecido por milhões, simplesmente como "Dad". A vida de Frank Land tocou, e continua a impacto geração após geração de jovens, homens jovens que procuram uma melhor por si emulando as lições e exemplos pela qual ele viveu.

Como Chegou ao Brasil?

A chegada da Ordem DeMolay no Brasil foi em agosto de 1980, com a instalação do Capítulo Rio de Janeiro nº 001, primeiro da América do Sul. Trazida pelo então Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Alberto Mansur, a Ordem DeMolay expandiu suas fronteiras e, em pouco tempo, se espalhou pelas principais cidades do país, atingindo 3 mil membros em menos de cinco anos de existência.

Com reconhecimento internacional, o Brasil foi um dos países que teve autorização para instalar um Supremo Conselho próprio, em 1985, instituição que coordenou as atividades da Ordem DeMolay até 2004, quando foi fundado e instalado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB), atual responsável pela administração da marca.

Presente em todos os estados brasileiros, a Ordem DeMolay ultrapassa a marca de 28 mil membros ativos cadastrados nos últimos sete anos. E, no mesmo período, a aproximação com a DeMolay International tomou proporções inéditas, transformando a DeMolay Brasil numa referência para países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Romênia.

Atualmente, são mais de 400 Capítulos espalhados por todo o território brasileiro, que se reúnem regularmente e garantem que milhares de jovens continuem tendo acesso aos ensinamentos de Frank Sherman Land. Com as Sete Virtudes Cardeais, a Ordem DeMolay transforma a vida de milhares de garotos brasileiros e ajuda na formação de líderes juvenis! 


Fonte: SCODRFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário